quinta-feira, 26 de abril de 2007

liberdade

As claques de futebol (ou de clubes) até podem ser o que são e o que toda a gente sabe que são. Mas que m**** de país é este que impede cidadãos do próprio país de entrarem NUMA CIDADE?!!! Pois foi isto precisamente que aconteceu ontem, em pleno feriado do 25 de Abril (!!!), aos superdragões quando se preparavam para entrar em Lisboa, para assistir a um jogo de hóquei em patins do seu clube. Não só foram impedidos de entrar, como foram obrigados a regressar imediatamente ao Porto.

Ora digo eu, que sou meio estúpido, vale a pena comemorar-se o chamado dia da liberdade quando acontecem situações destas? Pois é... quem for realmente sério e atento vai atirar o seu clubismo para longe e aperceber-se que o que aconteceu ontem foi algo de muito grave para este país. E... sabem que mais... há alturas em que digo... (infelizmente cada vez mais) não me importava de ser espanhol... por esta e por muitas mais razões!

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Cientistas alertam para efeitos de telemóveis sobre abelhas

A radiação provocada por telemóveis e outros dispositivos electrónicos pode ser a culpada de um fenómeno considerado dos mais misteriosos da natureza, o desaparecimento súbito de abelhas, diz o diário britânico "The Independent".

Isto pode ter implicações para as culturas que dependem da polinização feita pelas abelhas.

A teoria, que começa agora a ser apoiada por provas, adianta o jornal, é a de que as radiações interferem com o sistema de orientação das abelhas, que ficam incapazes de regressar às colmeias.

O fenómeno começou nos EUA e começa a verificar-se também na Europa, incluindo Portugal.

O problema é que as abelhas nunca são encontradas e talvez acabem por morrer. Quando isto acontece, a colónia fica reduzida à rainha, ovos e algumas abelhas pequenas, incapazes de fazer o trabalho das que desapareceram. Pior: a colmeia abandonada afasta todos os parasitas, outras abelhas e insectos que normalmente aproveitam o pólen e o mel que restam quando uma colónia morre.

O fenómeno é problemático, já que a maioria das culturas mundiais depende da polinização das abelhas.


in Publico